Mutant Whats é uma plataforma conversacional que ajuda empresas de pequeno e médio porte a gerirem seus negócios, realizar atendimentos humanos pelo chat e através de bots, assim tendo uma visão clara de engajamento e melhora na comunicação com seus clientes e nas vendas.
Dentro de um oceano vermelho com grandes players no mercado, o desafio aqui foi como inserir o Mutant Whats e fazê-lo ser diferente, desejado e amado pelos usuários. Descobrir como poderíamos oferecer mais, uma melhor experiência e que fosse adequada a cada tipo de negócio e tamanho de empresa.
Product Designer
Ux Research
No início o Mutant Whats era uma produto ainda imaturo, tentando ganhar espaço em um segmento onde já existiam grandes players com mais tempo de mercado, mais estrutura e com um propósito bem definido.
Para entender seu valor, diferenciais e para quem este produto era destinado foi estruturado um plano de discovery e testes.
Primeiro deveríamos entender quem eram os grandes players, como eles se portavam, se vendiam e ofereciam seus serviços.
Depois quem eram nossos clientes? quais seu desejos e anseios? Qual valor queremos trazer para eles?
O benchmark foi feito com o intuito de responder algumas perguntas.
1. Quem são os concorrentes?
2. Como eles se vendem?
3. Quem é seu usuário?
4. Quais seus diferenciais ?
5. Como eles estruturam suas funcionalidades?
Para entender melhor quem são nossos usuários, criamos um campo de segmento dentro do processo de contratação, ao ter os dados dos segmentos entramos em contato com cada cliente e fizemos uma entrevista para entender seus desejos e dores.
Os principais segmentos que nos buscaram:
– Donos de pequenas lojas
– Donos de restaurantes, pizzarias, fast food
– Clínicas estéticas, médicas
– Financeiras
Após ter os dados levantados, marcamos uma pesquisa em campo com alguns dos interessados em nossa plataforma, e mandamos a equipe de produto para alguns desses clientes para acompanhar o dia a dia e saber como poderíamos ajudá-los em sua jornada com o Mutant Whats.
Marcos, 32 anos dono de uma loja de cosméticos.
Marcos é um jovem empreendedor, que deseja ter sucesso em sua loja de produtos de cosméticos, mas o dia a dia no trabalho o está consumindo e ele não consegue gerir seu negócio como gostaria, o que acaba impactando também em sua vida pessoal.
– Não quer ser refém de outras plataformas de divulgação do produto.
– Ainda não tem credibilidade no mercado.
– Clientes rotativos
– Dificuldade em fazer controle de estoque
– Dificuldade em gerir as atividades de seus funcionários
– Aumentar suas vendas.
– Fidelizar seus clientes.
– Ter maior controle dos pedidos feitos.
– Acompanhar o crescimento do seu negócio.
– Oferecer um atendimento personalizado para seus clientes.
– Ter mais tempo para focar em sua vida pessoal.
– Fazer uma melhor gestão de seus funcionários.
Após a análise sobre o negócio de nossos clientes, buscamos entender mais sobre suas operação, e estreitar o relacionamento com eles, assim possibilitando criar jornadas especializadas durante a utilização do Mutant Whats.
Foram criados os primeiros wireframes para validar estrutura, hipóteses e usabilidade das funcionalidades.
Para validar os wireframes, criamos alguns testes no Maze, e também chamamos alguns de nossos usuários para executar a navegação junto a uma pesquisa qualitativa estruturada.
Após os ajustes do wireframes, partimos para a release do produto.
Para os testes utilizamos o Maze com algumas tarefas para os usuários, e também convidamos alguns clientes para fazer uma entrevista estruturada.
Utilizamos o Hotjar para validar hipóteses e entender como nossos usuários estavam navegando pelo produto, criamos algumas perguntas em determinadas funcionalidades para receber feedback.
Uma grande fonte de feedback foi a parceria que o time de produto firmou com a equipe de suporte e CS, criamos uma planilha para abertura de bugs, chamados, reclamações e elogios, levantamos os dados e colocamos em nosso backlog para priorização;
Nem tudo são rosas e claro problemas ocorreram no caminho, dentre eles:
– Alguns cenários não foram 100% estudados
– Virada de uma versão trouxe instabilidade no produto
Como resolvemos?
Coletamos feedback dos cenários que estavam com pontas abertas, mudamos o modelo de trabalho de sprint para Kanban e atacamos pequenos problemas diariamente, fizemos “quick wins” durante as releases e separamos dias específicos para pacotes maiores de deploy, fizemos uma nova versão com um rollout estruturado em 3 etapas:
Etapa 1: Liberação da versão apenas para o time de suporte e CS da Mutant
Etapa 2: Liberação da versão para alguns clientes selecionados.
Etapa 3: Liberação para o resto da base de clientes.
LTV dos clientes aumentou de 28 dias para 180 dias.
Tempo da compra até o onboarding da plataforma de 48h para 3h.
Base de Clientes aumentou de 132 para 3000+ em 2 anos.
Diminuição dos chamados no suporte por dia de 150 para 42 .
Tempo de execução de tarefas nas principais funcionalidades do produto diminuiu de 7 minutos para 3 minutos.
Número médio de disparos de mensagens ativas diários na plataforma aumentou de 300 para 1200.
Aumento das vendas em 20%.
Fidelização de clientes aumentou em 40%.
Aumento de chamados receptivos por whatsapp aumentou 60%.
60% dos nossos usuários dizem que o produto tem ajudado a alavancar seus negócios e seus funcionários estão conseguindo utilizar a plataforma sem bloqueios e de forma fluída.