O Mutant Whats

Mutant Whats é uma plataforma conversacional que ajuda  empresas de pequeno e médio porte a gerirem seus negócios, realizar atendimentos humanos pelo chat e através de bots, assim tendo uma visão clara de engajamento e melhora na comunicação com seus clientes e nas vendas.

O Desafio

Dentro de um oceano vermelho com grandes players no mercado, o desafio aqui foi como inserir o Mutant Whats e fazê-lo ser diferente, desejado e amado pelos usuários. Descobrir como poderíamos oferecer mais, uma melhor experiência e que fosse adequada a cada tipo de negócio e tamanho de empresa.

Role

Product Designer

Ux Research

Cenário inicial

No início o Mutant Whats era uma produto ainda imaturo, tentando ganhar espaço em um segmento onde já existiam grandes players com mais tempo de mercado, mais estrutura e com um propósito bem definido

Para entender seu valor, diferenciais e para quem este produto era destinado foi estruturado um plano de discovery e testes.

Primeiro deveríamos entender quem eram os grandes players, como eles se portavam, se vendiam e ofereciam seus serviços.

Depois quem eram nossos clientes? quais seu desejos e anseios? Qual valor queremos trazer para eles?

Bench

O benchmark foi feito com o intuito de responder algumas perguntas.

1. Quem são os concorrentes?

2. Como eles se vendem?

3. Quem é seu usuário?

4. Quais seus diferenciais ?

5. Como eles estruturam suas funcionalidades?

Conhecendo o usuário

Para entender melhor quem são nossos usuários, criamos um campo de segmento dentro do processo de contratação, ao ter os dados dos segmentos entramos em contato com cada cliente e fizemos uma entrevista para entender seus desejos e dores.

Os principais segmentos que nos buscaram:

– Donos de pequenas lojas

– Donos de restaurantes, pizzarias, fast food

– Clínicas estéticas, médicas

– Financeiras

Após ter os dados levantados, marcamos uma pesquisa em campo com alguns dos interessados em nossa plataforma, e mandamos a equipe de produto para alguns desses clientes para acompanhar o dia a dia e saber como poderíamos ajudá-los em sua jornada com o Mutant Whats.

Proto Persona

Marcos, 32 anos dono de uma loja de cosméticos.

Marcos é um jovem empreendedor, que deseja ter sucesso em sua loja de produtos de cosméticos, mas o dia a dia no trabalho o está consumindo e ele não consegue gerir seu negócio como gostaria, o que acaba impactando também em sua vida pessoal.

 

– Não quer ser refém de outras plataformas de divulgação do produto.

– Ainda não tem credibilidade no mercado.

– Clientes rotativos

– Dificuldade em fazer controle de estoque

– Dificuldade em gerir as atividades de seus funcionários

– Aumentar suas vendas.

– Fidelizar seus clientes.

– Ter maior controle dos pedidos feitos.

– Acompanhar o crescimento do seu negócio.

– Oferecer um atendimento personalizado para seus clientes.

– Ter mais tempo para focar em sua vida pessoal.

– Fazer uma melhor gestão de seus funcionários.

 

Construindo jornadas especializadas

Após a análise sobre o negócio de nossos clientes, buscamos entender mais sobre suas operação, e estreitar o relacionamento com eles,  assim possibilitando criar jornadas especializadas durante a utilização do Mutant Whats.

Wireframe

Foram criados os primeiros wireframes para validar estrutura, hipóteses e usabilidade das funcionalidades.

Para validar os wireframes, criamos alguns testes no Maze, e também chamamos alguns de nossos usuários para executar a navegação junto a uma pesquisa qualitativa estruturada.

Release

Após os ajustes do wireframes, partimos para a release do produto.

Testes / Feedback

Para os testes utilizamos o Maze com algumas tarefas para os usuários, e também convidamos alguns clientes para fazer uma entrevista estruturada.

Utilizamos o Hotjar para validar hipóteses e entender como nossos usuários estavam navegando pelo produto, criamos algumas perguntas em determinadas funcionalidades para receber feedback.

Uma grande fonte de feedback foi a parceria que o time de produto firmou com a equipe de suporte e CS, criamos uma planilha para abertura de bugs, chamados, reclamações e elogios, levantamos os dados e colocamos em nosso backlog para priorização;

Problemas no caminho

Nem tudo são rosas e claro problemas ocorreram no caminho, dentre eles:

– Alguns cenários não foram 100% estudados

– Virada de uma versão trouxe instabilidade no produto

Como resolvemos?

Coletamos feedback dos cenários que estavam com pontas abertas, mudamos o modelo de trabalho de sprint para Kanban e atacamos pequenos problemas diariamente, fizemos “quick wins” durante as releases e separamos dias específicos para pacotes maiores de deploy, fizemos uma nova versão com um rollout estruturado em 3 etapas:

Etapa 1: Liberação da versão apenas para o time de suporte e CS da Mutant

Etapa 2: Liberação da versão para alguns clientes selecionados.

Etapa 3: Liberação para o resto da base de clientes.

 

Resultados*

* Os valores a seguir são referentes as pesquisas feitas até Nov/23.

Métricas do negócio

LTV  dos clientes aumentou de 28 dias para 180 dias.

Aumento de 480%

Tempo da compra até o onboarding da plataforma de 48h para 3h.

Diminuiu em 93%

Base de Clientes aumentou de 132 para 3000+ em 2 anos.

Aumento de 2174 %

Métricas do produto

Diminuição dos chamados no suporte por dia de 150 para 42 .

Diminuiu 72%

Tempo de execução de tarefas nas principais funcionalidades do produto diminuiu de 7 minutos para 3 minutos.

Diminuiu em 57%

Número médio de disparos de mensagens ativas diários na plataforma aumentou de 300 para 1200.

Aumento de 400%

Métricas do usuário*

* Os Valores exatos não foram divulgados pelos usuários, também devido a grande amostragem na pesquisa, conseguimos apenas os valores médios em %.

Aumento das vendas em 20%.

Aumento de 20%

Fidelização de clientes aumentou em 40%.

Aumento de 40%

Aumento de chamados receptivos por whatsapp aumentou 60%.

Aumento de 60%

Outras métrias dos usuários

60% dos nossos usuários dizem que o produto tem ajudado a alavancar seus negócios e seus funcionários estão conseguindo utilizar a plataforma sem bloqueios e de forma fluída.

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